Do Espelho ao Espelho: Fiama, a palavra reflecte a outra palavra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n1a17872

Palavras-chave:

Fiama Hasse Pais Brandão, espelho, imagem, auto-reflexividade, representação

Resumo

Estabelecendo um vínculo assumido com a célebre expressão de W. B. Yeats “mirror turn lamp” (1936), que esteve na origem do título do não menos célebre ensaio de M. H. Abrams, The Mirror and the Lamp (1960), dedicado à teoria poética do Romantismo, este ensaio parte da leitura de dois versos de Fiama Hasse Pais Brandão para uma tentativa de siste­ma­ti­za­ção do discurso metapoético daquela que é uma das escritoras mais auto-conscientes da literatura portuguesa do século XX. Neste sentido, procura-se re­constituir e problematizar esse discurso dando especial destaque à obra em que es­ses versos se inscrevem, Área branca (1978), uma vez que este livro representa, na tota­lidade da produção da autora mas também no campo mais alargado da poesia portuguesa da se­gun­da metade do século XX, um lugar de transmutação qualitativa das grandes ques­tões poetológicas que têm atra­ves­sado a criação poética moderna e contemporânea, pelo menos desde o Romantismo tão caro a Fiama – linguagem e representação, palavra e imagem, memória e imaginação, identidade e alteridade, metatexto e hipertexto, a tradição e o talento individual –, e que na sua obra foram objecto de uma síntese dialéctica de invulgar trepidação reflexiva.

Biografia do Autor

Joana Matos Frias, Universidade do Porto

Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

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Publicado

2018-06-11